RJ: (21) 2256-1152 / SP: (11) 4063-8638 / BH: (31) 3058-0785 / DF: (61) 2017-0505

  HOME EQUIPE PQ ANESTESIA LOCAL LIPOASPIRAÇÃO PERGUNTAS FREQUENTES SUA SEGURANÇA TOUR VIRTUAL CONTATO

Por que realizar sua Lipoaspiração com Anestesia Local?

Segurança!

Temos convicção de que a "Lipo Mais" com Anestesia Local, nos moldes que realizamos (em centro cirúrgico aprovado pela ANVISA, com anestesista presente, etc), é a forma mais segura de se realizar Lipoaspiração. Veja detalhes na pagina Sua Segurnaça

Volta para casa no mesmo dia!

Realizando sua Lipoaspiração com Anestesia Local, após o seu procedimento, você faz um lanche, permanece um período em observação e logo depois é liberado para casa.

Quando se realiza Anestesia Geral ou Peridural, você precisará se recuperar da anestesia para ser liberado. Muitas pessoas passam mal, além de geralmente ser necessário permanecer no hospital, aumentando dessa forma, as chances de pegar uma Infecção Hospitalar.

Retorno mais rápido às atividades!

Realizando sua Lipoaspiração com Anestesia Local (da forma que realizamos - sem pontos, sistema PAL, etc), você deverá ter um retorno mais rápido às suas atividades comparando com a Lipo com Anestesia Geral, Peridural, ou mesmo com as outras formas de Lipo com anestesia local (Hidrolipo).

Pode realizar, com Segurnaça, diversas áreas do corpo num mesmo procedimento, sob anestesia local!

A "Lipo Mais" permite que você realize com segurnaça, diversas áreas do corpo de uma só vez. Conforme resolução do CFM, podemos aspirar até 40% das áreas do seu corpo de num mesmo procedimento. Assim, diferentemente de outras formas de Lipo sob anestesia local (hidrolipo, lipo light, etc), conseguimos com segurnaça, um melhor acabamento entre as áreas aspiradas, um vez que não "parcelamos"os procedimentos.

Não precisa respirar com auxilio de um respirador!

Na Lipo com Anestesia Geral, você terá que ser entubado e colocado num respirador que auxiliará seu pulmão na respiração. Você fica dependente do equipamento durante toda a cirurgia, aumentando os riscos de complicações anestésicas e de trombo embolismo (um coágulo de sangue que se desprende podendo causar uma parada cardíaca). Fazendo a Lipoaspiração no Centro da Lipo, voce poderá ficar acoradado conversando com a equipe, ou se preferir, o anestesista irá realizar uma sedação (calmante) e você poderá tirar uma leve soneca durante o procedimentodo, sendo chamado de tempos em tempos, para mudar as posições.

Pode ficar acordado ou com uma leve sedação!

Diferentemente do que ocorre na Anestesia Geral, com a Lipo mais (+), você poderá ficar acordado durante seu procedimento, conversando com a equipe, assistindo um vídeo, ou ainda, se preferir, o anestesista pode realizar uma sedação para você tirar uma soneca durante o procedimento.

Não precisa dormir no hospital e ter o risco de pegar uma infecção hospitalar!

A infecção hospitalar, com o próprio nome diz, ocorre em hospitais devido aos germes de pacientes graves que possam estar circulando no ambiente (quarto, sala de cirurgia, etc). Hospitais e Clínicas que atendem tanto pacientes que vão realizar lipos (pacientes saudáveis que vão realizar cirurgias estéticas) quanto pacientes doentes (muitas vezes com germes multiresistentes), têm maior risco de pegar infecção hospitalar.

Anestesia Local pode previnir Perfuração Abdominal!

Durante uma Anestesia Geral, para que você possa ser entubado e respirar com auxilio de um respirador, são administradas drogas que paralisam os músculos do corpo, tornando-os flácidos e moles. Durante a lipo, se por acidente o cirurgião errar, além do músculo abdominal estar completamente relaxado e sem tônus, o paciente está entubado e dormindo em sono profundo, dessa forma não sente nada e pode, como já ocorrido (em outros serviços), o acidente passar desapercebido, levando a complicaçõs muito sérias, inculsive à morte. Por outro lado, quando se realiza a lipo da região abdominal com Anestesia Local, mesmo que o paciente esteja sedado, os músculos da parede abdominal continuam com tônus e com a sensibilidade. Se por acidente, o cirurgião errar e bater na musculatura, ela irá se contrair, dificultando a perfuração e o paciente vai referir dor (mesmo que esteja levemente sedado), alertando o cirurgião. Na "Lipo Mais", apenas a gordura é anestesiada, os músculos permanecem com tônus e sensibilidade, trazendo uma Maior Segurança ao procedimento.

Anestesia Local pode previnir Trombose ou Embolia Vascular!

O sangue flui pela artéria e volta pela veia. No entanto, quando vai pela artéria, ele tem uma pressão grande, mas quando retorna, a pressão fica muito pequena. Por essa razão, muitas vezes o sangue fica parado nas veias, principalmente das pernas. Quando mexemos a musculatura das pernas, os músculos contraem e comprimem as veias de modo que o sangue é empurrado em direção ao coração. Durante uma Lipoaspiração com Anestesia Geral ou Peridural, os músculos das pernas ficam paralisados e não funcionam, levando a uma estagnação do sangue, principalmente na "batata das pernas". Esta estagnação favorece a formação de coágulos sanguíneos que permanecem parados, como verdadeiras bombas silenciosas, até o efeito da anestesia passar. Quando a anestesia passa (muitas vezes no dia seguinte) e o paciente vai se levantar, o coágulo de sangue que esta na perna, se desprende e sai em direção ao coração, como se fosse uma rolha solta dentro dos vasos sanguíneos. Dependendo de onde essa "rolha de sangue" se alojar (coração, pulmão, cérebro, etc) poderá causar sérias complicações que vão desde parada cardíca, parada respiratória, paralisia cerebral ou até o óbito. Por outro lado, quando se realiza a "Lipo Mais", o anestésico local é injetado apenas na camada da gordura. A musculatura da perna permanece "acordada" (mesmo quando se realiza lipo nas pernas) e o paciente, além de se movimentar durante o procedimento, quando termina o procedimento, ele já levanta, evitando a estagnação de sangue nas pernas e consequentemente dificultando a embolia vascular.

 

Algumas dúvidas comuns relacionadas à Lipoaspiração com Anestesia Local:

Posso ser intoxicado com a anestesia local?

Todo remédio pode intoxicar se usado em doses mais elevadas que o recomendado. Da forma como realizamos, seguindo padrões internacionais de dose máxima por KG de peso, nunca tivemos nenhum caso de intoxicação pelo anestésico local. Mesmo num tratamento dentário, com anestesia local, há risco, inclusive de choque anafilático com alergia ao anestésico (o mesmo princípio anestésico que utilizamos). No entanto, em nosso Centro, temos um anestesista à disposição com os equipamentos necessários para reverter possíveis intercorrências, num ambiente cirúrgico preparado e aprovado pela ANVISA.

Lipoaspiração, hidrolipo, lipo light, lipo tumescente, etc são procedimentos diferentes ou tudo é lipoaspiração?

Independente do nome fantasia que se dê, todos estes procedimentos são Lipoaspiração. Todos têm os mesmos riscos e todos devem ser realizados numa clínica ou Hospital com Centro Cirúrgico APROVADO pela ANVISA. As chamadas hidrolipo, lipo light, lipo tumescente, etc são LIPOS PARCELADAS, onde o cirurgião faz parte por parte, geralmente com intervalo de semanas, expondo o paciente a maiores riscos (principalmente de alergia ao anestésico que é repetidamente administrado em cada sessão) de alergia medicamentosa e de resultados menos harmônicos uma vez que não são realizadas as transições de uma região a outra. Quando se faz as regiões juntas, se consegue um "acabamento" melhor. No Centro da Lipo, realizamos sua lipo (com anestesia local) numa sessão, como se fosse uma lipo tradicional (com anestesia geral). Da forma como fazemos, seguindo padrões internacionais de dose máxima por KG de peso, em mais de 1000 procedimentos de lipoaspiração com anestesia local, nunca tivemos nenhuma complicação como intoxicação pelo anestésico local.

Sai mais gordura na lipo com anestesia geral ou local?

O limite máximo de lipoaspiração estabelecido pelo Conselho Federal de medicina (CFM)(independentemente de ser com anestesia geral ou local), é de 7% do peso ou 40% da área corporal. Cirurgiões que fazem hidro lipo, minilipo, HLPA, etc, retiram muito pouca quantidade de gordura quando comparada com a lipo tradicional (além de muitas vezes não realizar o procedimento em centro cirúrgico aprovado pela ANVISA e nem ter anestesista presente). No Centro da Lipo, usando Anestesia Local, retiramos tanta quantidade de gordura quanto na lipo tradicional (com anestesia geral ou peridural). Nosso limite é o estabelecido pelo CFM. No Centro da Lipo com Anestesia Local retiramos a mesma quantidade de gordura que se tiraria numa lipo tradicional (com anestesia geral ou peridural), sendo que usamos a anestesia local.

Posso realizar minha lipoaspiração num consultório?

NÃO! A Lipaspiração deve ser realizada em hospital ou clínica que preencha todos os requisitos de segurança da ANVISA. Para sua segurança, sugerimos que certifique se o local que você vai fazer seu procedimento, tem o OK da Vigilância Sanitária para procedimento com porte III (o estabelecido para Lipoaspiração).

Posso realizar uma Hidrolipo (HLPA) ou Lipo Tumescente no consultório?

NÃO! Hidrolipo, mini lipo, lipo light, lipo tumescente, etc, todas são Lipoaspiração, e devem seguir as normas de segurança da ANVISA, devendo ser realizados em Centro Cirúrgico aprovado pela ANVISA e com o anestesista presente (independente de ser com anestresia local ou pequeno tamanho).

Toda lipoaspiração (por menor que seja), deve ser realizada, para sua segurança, num ambiente classificado como Tipo III (Resolução 215 do CREMERJ).

Desta forma, o local (Tipo III) tem que ter:
- Centro cirúrgico equipado;
- Carro de emergência (com desfibrilador, e materiais para emergência);
- Recuperação pós anestésica (mesmo para os casos de anestesia local);
- Contrato com ambulância e hospital, para eventual necessidade de remoção;
- Ar condicionado com filtragem do ar (para evitar contaminação);
- Gerador (para o caso de faltar luz durante seu procedimento).

Precisa ter um anestesista presente?

Sim. Toda lipoaspiração, deve ter, para sua segurança (e de acordo com o resolução do CFM), um anestesista presente na sala de cirurgia. Mesmo para o caso de pequenas lipoaspirações com anestesia local.

No caso de um choque anafilático (apesar de ser raro), o profissional mais qualificado para fazer o tratamento é o anestesista no  local com recursos (Tipo III).

Se eu fizer lipos parceladas (HLPA, lipo tumescente,etc) vou conseguir tirar mais gordura?

Não. As lipos parceladas (hidrolipo, lipo tumescente, etc) retiram muito pouca quantidade de gordura por sessão. Em média é necessário 3 a 4 sessões para se conseguir retirar a mesma quantidade de gordura que se tiraria numa sessão de lipo tradicional (com anestesia geral ou peridural). Além disso, acreditamos que o acabamento fica prejudicado – por exemplo, se for feito 1º  a parte inferior do abdômen e em outra sessão a parte superior do abdômen, ou os flancos, a transição entre uma área e outra fica comprometida.
No Centro da Lipo com Anestesia Local retiramos a mesma quantidade de gordura que se tiraria numa lipo tradicional (com anestesia geral ou peridural), sendo que usamos a anestesia local.

Qual a diferença entre a técnica realizada no Centro da Lipo com Anestesia Local e a lipo tumescente (mini lipo, lipo light, hidrolipo, etc)?

Tumescente diz respeito à técnica de anestesia. Tumescente significa colocar grande quantidade de líquido no local que será aspirado para ajudar a dissolver as células de gordura e comprimir os vasos, combatendo desta forma, a incidência de embolia gordurosa (um tipo de complicação – veja na pagina Sua Segurança).

A anestesia tumescente pode ser:
- Anestesia Geral Tumescente;
- Anestesia Peridural Tumescente;
- Anestesia Local Tumescente.

Desta forma, lipo tumescente seria apenas um ingrediente do nosso procedimento.

O que vem a ser Lipo de Alta Definição? Vocês realizam no Centro da Lipo?

Sim. Geralmente quando se realiza a lipoaspiração, se deixa uma "camada de segurança" de gordura (bem fina) para evitar ondulações na pele. A lipo de alta definição consiste na retirada dessa camada de gordura e só esta indicada em pacientes que tem musculatura hipertrofiada associado a uma pele com ótima elasticidade. Nem todos paciente são candidatos a esse procedimento. Apenas na consulta médica é que se poderá definir se você preenche os requisitos para retirar inclusive a "camada de segurança" da gordura e ter um bom resultado.